Manual de instalação J16

Dicas de instalação:

Antes de inicializar a instalação, recomendamos verificar se que o veículo apresenta perfeitas condições elétricas e condições ideais de tensão da bateria e carregamento.

Teste de bateria e alternador:

  1. Verificar tensão da bateria do veículo:
    1. Com motor desligado: deve estar acima da tensão nominal:
      • Veículo 12 volts:  maior que 12Volts
      • Veículo 24 volts:  maior que 24Volts
    2. Com motor ligado:
      • Veículo 12 volts:  maior que 13Volts e menor que 14.4Volts
      • Veículo 24 volts:  maior que 26Volts e menor que 28.8Volts

Qualquer variação de tensão, fora do especificado acima, indica um possível problema com a bateria ou alternador do veículo.

Alimentação (VCC) 

Fio geralmente vermelho com bitola maior, encontrado na caixa de fusíveis. Em alguns casos, a cor pode variar. A recomendação é pegar o cabo que alimenta a caixa de fusíveis, pois o objetivo é evitar interferências em acessórios do veículo.

Obs.: utilizar fusível de 5A

Abaixo exemplo:

Negativo (GND)

 O Negativo (GND) sempre deve ser retirado em parafusos específicos fixados na lataria do veículo, como demonstrado na foto abaixo. Caso não haja possibilidade, pode ser retirado em qualquer parafuso em bom estado fixado na lataria. Nunca pegar derivação em chicote.

Ignição ou pós-chave

Normalmente encontrado na caixa de fusíveis ou comutador. A recomendação é pegar o cabo que alimenta a caixa de fusíveis ou diretamente no comutador, pois o objetivo é evitar interferências em acessórios do veículo.

Recomendação de derivações:

Na impossibilidade de utilizar terminal olhal na alimentação positiva ou pós chave, seguir o seguinte procedimento:

Desencapar o cabo e dividir o condutor em duas partes;

Insira o cabo do equipamento entre as partes e aperte;

Isole e prenda a emenda com cinta plástica

Diagrama e esquema de instalação:

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